Projeto Ockham
Perspiração Desodorantes anti-perspirantes causam câncer de mama

por Alexandre Taschetto de Castro mail
em 05/06/02

A teoria por trás deste mito diz que o corpo humano libera suas toxinas através do suor em determinadas áreas, como as axilas, atrás dos joelhos, etc. Desodorantes anti-perspirantes impediriam este processo, causando o acúmulo de toxinas nos nódulos linfáticos da região das axilas. A alta concentração das toxinas levaria a mutações nas células próximas e, portanto, câncer de mama.

Bem, vamos analisar isto por partes. Em primeiro lugar, a principal função da perspiração (suor) é o resfriamento do corpo. Várias substâncias químicas são liberadas pelo corpo junto com o suor, incluindo realmente pequenas quantidades de toxinas, mas esta não é a principal forma de excreção de toxinas que nosso corpo possui. Na verdade, os órgãos principais neste processo são o fígado e os rins. O fígado metaboliza as toxinas, transformando-as em substâncias inofensivas (ou menos tóxicas) e os rins excretam as toxinas através da urina. Em alguns casos, estes mecanismos não são suficientes, mas em nenhum momento a perspiração vem a ser a solução para o problema.

Os nódulos linfáticos também não têm relação com o processo de remoção e/ou excreção de toxinas. Estes nódulos fazem parte do sistema imunológico, sendo uma área de concentração de glóbulos brancos. Além disso, nem todas as toxinas causam mutações celulares. Ao contrário, a maioria das toxinas interfere com diferentes processos biológicos do corpo, sem levar a nenhum tipo de câncer. Um acúmulo considerável de toxinas levaria ao desenvolvimento de inúmeras outras doenças muito antes que um câncer se desenvolvesse.

Por último, se realmente as toxinas fossem excretadas pelas axilas, seria de se esperar que, ao ter esta rota bloqueada, o corpo simplesmente redirecionasse esta excreção para outras áreas. Afinal de contas, nós não suamos somente pelas axilas.

Obviamente, este boato é bastante útil para os vendedores de produtos cosméticos alternativos. Veja este exemplo.

Alguns links:

American Cancer Society - Email Rumors

Urban Legends Reference Page

Voltar à lista de Mitos
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem