Projeto Ockham
O Pensador Uma introdução ao pensamento crítico

por Alexandre Taschetto de Castro mail
em 22/06/02

Introdução

Fórum Enviar artigo

Pensamento crítico? Todos nós pensamos, todos temos a capacidade (e em geral o hábito) de criticar. Então todos nós naturalmente pensamos criticamente, certo? ERRADO...

Em primeiro lugar, o que chamamos de pensamento crítico? Uma forma simples de descrevê-lo é a análise lógica e cuidadosa das informações que recebemos, de forma que possamos basear nossas ações e crenças em fundamentos concretos. Você já faz isso, certo? Em outras palavras, você nunca:

seguiu a sabedoria popular (ou o "todo mundo sabe que...")?

acreditou em boatos?

seguiu sua "intuição"?

seguiu as palavras de uma "autoridade" (política, religiosa, ...)?

seguiu preceitos religiosos?

jogou uma moeda na hora de tomar uma decisão?

pediu conselhos a uma vidente, ou similar?

evitou pensar em um assunto e tomar uma decisão?

Provavelmente a maioria das pessoas já fez tudo isso, ou quase tudo. Realmente, muitas vezes estes métodos dão certo e são adequados. Por outro lado, em certas situações eles levam a um abandono de seu poder pessoal e de sua responsabilidade de decidir o que fazer, no que acreditar, como viver. Todos envolvem riscos consideráveis se não forem usados moderadamente. Qual a alternativa? Pensar por si mesmo, pensar criticamente. Uma excelente descrição do pensamento crítico foi dada por William Graham Sunmer (1906):

"[Pensamento crítico]...é a análise e o teste de proposições de qualquer tipo que nos são oferecidas, de forma a descobrir se elas correspondem à realidade ou não. É um hábito e um poder mental. É uma condição primária para o bem da sociedade que homens e mulheres sejam treinados nele. É a nossa única garantia contra a ilusão, enganação, superstição e incompreensão de nós mesmos e de nossas circunstâncias mundanas. Nossa educação é boa na medida em que ela produz uma bem desenvolvida capacidade crítica... A educação na capacidade crítica é a única educação da qual pode-se verdadeiramente dizer que forma bons cidadãos."

Em que acreditamos?
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem