Projeto Ockham
O Pensador Uma introdução ao pensamento crítico

por Alexandre Taschetto de Castro mail
em 22/06/02

A importância do pensamento crítico

Fórum Enviar artigo

À medida que crescemos e somos expostos à complexidade de nosso mundo, a influência de fontes externas em nosso aprendizado fica cada vez maior, uma vez que a nossa experiência pessoal é, naturalmente, limitada e a aplicação de um raciocínio a priori fica relativamente restrita aos fenômenos que conhecemos com uma certa profundidade.

Especialmente em nossa sociedade atual, a "sociedade da informação", somos bombardeados diariamente por uma quantidade imensa de informações, das mais variadas fontes, que por sua vez são da mais variada qualidade e credibilidade. Se por um lado esta abundância de informações permite que uma pessoa comum tenha uma facilidade de se desenvolver culturalmente que seria inimaginável algumas gerações atrás, por outro lado também pode levar a uma ignorância impressionante. Parece um contra-senso, mas isto ocorre porque neste mar de informações em que nadamos, as informações de qualidade encontram-se misturadas a uma quantidade imensa de lixo. É algo como procurar uma agulha em um palheiro. Ou procurar um programa de qualidade na TV.

Qual a solução? Precisamos de uma ferramenta que nos permita separar o joio do trigo, algo que nos ajude a identificar a qualidade das fontes de informações às quais temos acesso, algo que nos permita saber quais "autoridades externas" realmente podem ser chamadas de autoridades.

Felizmente, esta ferramenta existe há muito tempo, ainda que pouco conhecida e empregada pela maioria das pessoas - o pensamento crítico. A raridade de seu emprego é evidenciada pela facilidade com que boatos e lendas urbanas se espalham, pela profusão de pseudociências e crenças totalmente absurdas que vêm inundando nossa sociedade.

O método
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem