Projeto Ockham
Lenda Lendas urbanas

por Erick Simões da Camara e Silva mail
em 19/06/02

Mecanismo de ação

Fórum Enviar artigo

Para que possamos entender o mecanismo de ação e propagação das lendas urbanas é necessário entender primeiramente a definição de meme. Memes são unidades que estão para a memória assim como os genes estão para o corpo. A definição proposta pelo Memetic Lexicon é "um padrão contagioso de informação que se reproduz ao infectar mentes humanas e alterar o seu comportamento, fazendo com que elas transmitam o dito padrão para a mente de outras pessoas".

Uma idéia ou padrão de informação não é um meme até que haja a reprodução para outra pessoa. Desta forma tem-se que toda a transmissão de conhecimento é memética.

Uma definição alternativa e mais neutra, proposta por Lee Borkman é um padrão de informação que pode habitar mentes e tem a potencialidade para ser transmitido de uma mente a outra, podendo ter uma vida curta ou longa. Os enredos e histórias podem ser consideradas não como um meme (unidade de mémoria) de acordo com a definição explicitada acima, mas como um grupo de memes, os quais apresentam encadeamento de elementos básicos, sendo denominados de memes bidimensionais.

Claro que toda informação transmitida se reproduz e, conseqüentemente, tem uma carga memética: mas o processo fica mais evidente quando pensamos em alguns casos como por exemplo slogans, frases de efeito, palavras de ordem, piadas, cantigas folclóricas, lendas urbanas. Viram idéias fixas, alojando-se em nossa mente, fazendo com que sejamos forçados a passá-las adiante, pensando que com isso nos livraremos delas.

As lendas urbanas, os contos folclóricos e outros memes se propagam da mesma forma. Vêm sob a forma de uma história que trazem embutidos em si mesmas um pequeno mecanismo, que dá ao ouvinte a sensação de ser capaz de recontá-la, além da necessidade de fazê-lo.

Um meme narrativo pode brotar na África em forma de conto folclórico e ser transportado para a Europa em forma de canção, rodando o mundo ao longo dos tempos. Os memes nascem, crescem, morrem e ainda podem ressuscitar onde e quando menos se espera. Uma história é contada e exerce um efeito tão poderoso nas pessoas que a escutam que alguma delas acaba passando-a adiante, modificando algumas passagens e personagens, mas mantendo o cerne intacto.

Como identificar uma lenda urbana
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem