Projeto Ockham
Face de Marte A face de Marte

por Ana Luiza Barbosa de Oliveira mail
em 12/06/02, publicado na revista Mistério (Ano 1, No.2), fev/2003

Novas imagens

Fórum Enviar artigo

Como a foto de 1998 foi tirada através de nuvens de poeira, em 8 de abril de 2001 a MSG voltou a tirar fotos da região, dessa vez sem nuvens e com máxima resolução da câmera. Cada pixel da imagem de 2001 equivalem a 1,56m, enquanto que nas fotos de 1976 da Viking equivalia a 43m. Em geral é possível distinguir objetos com cerca de 3 pixels de tamanho, logo se houvessem pirâmides ou mesmos casas na região seria possível identificá-las nesta foto.

Comparação 1976/1998/2001

Em 24 de maio de 2002, a NASA lançou uma nota para a imprensa com as medidas de altimetria por laser da região de Cydonia. A equipe científica da MGS estudou não só a face, mas também outros platôs da região com um altímetro a laser instalado na MSG. Ele é capaz de medir alturas com uma precisão de 20 a 30cm. Os dados de altimetria foram transformados em uma figura em 3D inalterada por ângulo de visão ou sombras da face e a formação realmente se parece... com um platô como os vários existentes na região: não há olhos, boca ou nariz.

Vista 3D

Alguns sites com discussões sobre o assunto voltaram atrás admitindo que a face é uma formação natural sem nada de especial e deixaram o seu conteúdo no ar apenas como folclore de Marte. Mas a maioria nada fala além do tradicional "conspiração do governo".

Toda aquela numerologia envolvendo ângulos e local das estruturas não possui significado real algum, principalmente quando se leva em consideração a imprecisão envolvida na localização das formações.

A pouca atenção dada pelos cientistas à região de Cydonia não é devido ao caráter sigiloso das descobertas, é simplesmente porque não há nada fora do comum ali. Os cientistas da NASA, mais do ninguém, adorariam encontrar restos de uma civilização em Marte. Sua verba cada vez menor para exploração do planeta seria no mínimo multiplicada por 10. Se o governo americano não quisesse que o público soubesse da existência de extraterrestres por que financiar o programa SETI (sigla em inglês para Procura por Inteligência Extraterrestre)?

Durante estes 26 anos, muitos ganharam dinheiro vendendo livros com idéias mirabolantes sobre a face de Marte e sua suposta cidade. Não é de se esperar que eles deixem de publicar suas estórias simplesmente por causa de uma foto. Outros acreditam sinceramente que existia uma civilização perdida em Marte. Os cientistas da NASA também gostariam de acreditar, no entanto eles sabem que não há nada lá além de formações rochosas comuns. Depois que os cientistas soviéticos, na década de 70, chamaram toda a imprensa russa para anunciar que eles tinham recebido um sinal de uma civilização extraterrestre que era na realidade era um pulsar, objeto desconhecido na época que emite pulsos de energia com uma regularidade "artificial", todos ficaram mais cuidadosos quanto a "sinais evidentes de civilização extraterrestre".

Existem outras formações "não usuais" na superfície de Marte que chamam a atenção e continuam as histórias e os lucros. As novas candidatas a prova de vida em Marte são uma região em forma de golfinho próxima a outra com uma série de montes alongados alinhados.

Golfinho Montes

A superfície de Marte é pródiga em formações não usuais e a MSG vem nos surpreendendo com elas. Mais recentemente a MSG nos mandou fotos de duas regiões com platôs em forma de coração. Seriam trabalhos da mesma civilização nos enviando todo o seu amor? E o que de dizer da cratera "smiley"? Os habitantes de Marte estariam contentes com nossas descobertas sobre a sua civilização?

Coração Smiley

Em outras palavras, é possível que formações geológicas naturais possuam formatos bastante simétricos e familiares. Nós temos milhares de exemplos na Terra e por que não em Marte? Existe uma explicação mais simples para as formações da região de Cydonia e que não exige a hipótese de civilizações construtoras de pirâmides e outros monumentos em Marte. Ela é bem menos glamurosa ou excitante, mas nem sempre a realidade é.

Voltar à lista de Mistérios
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem